Para ser comissária de bordo, comissária de voo ou aeromoça, é preciso ser maior de idade e ter o Ensino Médio.
No entanto, mesmo que você não tenha esses requisitos, você pode ir se preparando para ingressar na carreira.
Apesar de certas exigências, não é necessário ter o Ensino Superior.
O nome oficial dessa profissão, usado pela ANAC, é comissário de voo.
É muito comum que homens também atuem nesse cargo.
O mito de que precisa ter um padrão de modelo de passarela para ser comissária de bordo não é verdadeiro.
No entanto, é preciso seguir alguns critérios físicos, por questão de segurança, e apresentar alguns exames médicos.
Algumas etapas são feitas mesmo após a aprovação das companhias aéreas.
Quer saber mais? Então confira abaixo as etapas para se tornar uma comissária de bordo.
Como ser comissária de bordo, comissária de voo ou aeromoça?
Para ser comissária de bordo, comissária de voo ou aeromoça é preciso:
- Ter no mínimo 18 anos;
- Ter o Ensino médio completo;
- Ter inglês intermediário;
- Ter habilidade de lidar com pessoas;
- Possuir curso de comissário por escola homologada pela ANAC;
- Ser aprovada no exame teórico da ANAC;
- Possuir certificado médico aeronáutico (CMA) de 2ª classe válido;
- Ser aprovada em uma das vagas das companhias aéreas;
- Passar por treinamento em solo da própria companhia;
Após aprovação na seleção:
- Fazer estágio em voo, também fornecido pela empresa;
- Fazer o exame prático do estágio em voo, aplicado por profissionais da ANAC (cheque);
- Após aprovação no cheque, a companhia deve solicitar junto à ANAC a concessão de licença do comissário de voo (CMS) e o certificado de habilitação técnica (CHT).
Após esses passos, você pode comemorar a tão sonhada vaga ao se tornar uma comissária de voo habilitada para atuar com segurança na área.
Pois, para quem não sabe, a comissária de bordo é acima de tudo uma agente de segurança que precisa estar preparada para diversas situações.
Ainda ficou com dúvidas? Calma! Para conquistar a sua profissão dos sonhos, a ATC Treinamento – Escola de Aviação disponibilizou algumas dicas para cada etapa dessa jornada, para você alcançar a tão sonhada profissão o quanto antes. Confira abaixo!
Ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio completo e inglês
Se você ainda não completou 18 anos ou não concluiu o Ensino Médio, não se desespere!
Você pode começar o curso de comissário de voo antes, mas atenção, para concluir o curso e começar a trabalhar você necessita ter 18 anos e Ensino Médio completos.
Ou seja, para cursar você pode ter menos de 18 anos, mas deve ficar atenta com a data de conclusão do curso. Além disso, é preciso estar cursando o Ensino Médio para fazer o curso.
Se mesmo assim você está longe de concluir essas etapas, não perca o foco! Nada te impede de você se preparar livremente com vídeos, lives e leitura em geral.
Além disso, o inglês é essencial para a vaga. Ele passou a ser obrigatório e é um fator de eliminação na hora de conquistar o emprego.
A Latam por exemplo exige “proficiência linguística (inglês ou espanhol)” em seu processo seletivo. A Gol informa que é importante o candidato ter inglês a partir do nível intermediário.
A Gol exige também que o passaporte esteja em dia.
Ter habilidade de lidar com pessoas
Você precisa ser cordial, mas, acima de tudo, precisa estar atenta às necessidades dos passageiros.
Não somente por causa do atendimento de excelência, que é primordial, mas porque a comissária de bordo, como foi dito anteriormente, é antes de tudo uma agente de segurança.
Ao prestar atenção no passageiro, você pode identificar alguma necessidade que ele não queira expor, ou que não saiba se expressar corretamente, e se adiantar para que o voo ocorra normalmente.
Alguns passageiros têm dificuldade de locomoção, usa cadeira de rodas e é necessário um auxílio especial para pessoas portadoras de alguma deficiência.
Além de ser gentil, você pode necessitar fazer um atendimento de saúde de emergência ou seguir alguns protocolos de segurança em diversas situações de voo.
Há treinamentos que somente os comissários de bordo possuem.
Possuir curso de comissário por escola homologada pela ANAC
É importante que você escolha um curso homologado pela ANAC, porque somente dessa forma você consegue avançar na sua jornada de se tornar um comissário de voo.
No curso da ATC – Escola de Aviação Civil, você aprende desde postura e etiqueta a emergências gerais, sobrevivência na selva, mar e gelo, proteção e combate ao fogo, anatomia, primeiros socorros, fisiologia, meteorologia e navegação.
No curso de comissário de voo da ATC tem matérias como operar a aeronave em situações de emergência, como funciona a aviação no Brasil, a contribuição do comissário na segurança de um voo, o que fazer em uma emergência médica a bordo, como o corpo reage ao voo, aviões e seus componentes, como orientar-se no ar, dentre outros assuntos relevantes para o comissário de bordo.
O Curso é homologado pela ANAC com todo o conteúdo exigido e regulamentado pela agência.
É um curso de modalidade semi-presencial, com parte teórica online de 144 horas e parte prática (selva) presencial de 15 horas.
A ATC disponibiliza 7 dias grátis para que você teste, durante esse período, o curso de comissário de voo. Então aproveita e clique aqui.
Ser aprovado no exame teórico da ANAC
Após a conclusão do curso de comissário de voo homologado pela ANAC, você ainda tem alguns passinhos para trilhar até a tão sonhada vaga.
Um deles é ser aprovado no Exame Teórico da ANAC, conhecido também como Banca da ANAC.
Ele contempla a matéria estudada no curso de comissário de voo.
Por isso, o indicado é que você marque a prova o quanto antes, logo que acabe o seu curso. Dessa forma, a memória das aulas e das leituras ainda estarão “frescas” em sua mente e o seu desempenho será melhor.
A prova tem duas horas de duração e possui 80 questões no total. Essas questões estão divididas em quatro blocos de 20 perguntas. Você precisa ter no mínimo 70% de aproveitamento em cada bloco para ser aprovado.
Mas não se preocupe, a ATC tem uma taxa de aprovação superior a 95% de nossos alunos na banca.
O exame teórico de comissário custa R$: 272,84, no total, a serem pagos diretamente para ANAC. A vantagem da ATC é que após a conclusão do curso nossos instrutores orientam como marcá-lo.
Clique aqui para consultar as cidades de aplicação da banca.
Além da aprovação nessa prova, é necessário também possuir o exame médico aeronáutico de 2ª classe (CMA).
Possuir certificado médico aeronáutico (CMA) de 2ª classe válido
O CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é uma inspeção de saúde obrigatória para todos os tripulantes (pilotos e comissários).
Esse certificado conta com exames de sangue, urina, eletrocardiograma, radiografia torácica e odontológica. Eles servem para atestar a capacidade física do tripulante.
Por isso não é preciso ter medo do CMA. Se você tem uma saúde normal, e não tem nenhuma doença crônica, as chances de reprovação são mínimas.
Se por acaso você possui alguma doença crônica, é indicado que você faça os exames antes de começar a estudar. Dessa maneira você consegue descobrir se pode se tornar comissário de bordo.
Desde julho de 2020 não é mais necessário o CMA para se matricular no curso de comissário de voo. Porém, ele continua como obrigatório para exercer a profissão.
Para mais informações sobre o CMA clique aqui em outro artigo do nosso site.
Após essas etapas você estará preparada para se inscrever nas vagas de comissária de voo nas companhias.
Ser aprovada em uma das vagas das companhias aéreas
Em nota para a ATC, a LATAM reforça os requisitos básicos para ser comissário de voo:
“Para iniciar a carreira como comissário na companhia, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo, curso em escola de comissário com aprovação na prova da ANAC, proficiência linguística (inglês ou espanhol), Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido e emitido pelas clínicas credenciadas pela ANAC.”
Além disso, eles informam também que não é exigida uma altura mínima. “É importante apenas que o comissário consiga executar as suas atividades relacionadas à segurança alcançando todos os itens existentes a bordo.”
Algumas companhias fazem um teste de alcance para garantir a eficácia do comissário de bordo.
Portanto, não há um padrão, mas é bom ir preparado para alcançar objetos com no mínimo 1,85 m de altura.
Além desses requisitos básicos, a GOL ainda complementa que “para toda e qualquer contratação buscamos sempre identificar nos candidatos quais estão mais aderentes ao nosso Propósito “Ser a Primeira para Todos”, assim como as habilidades interpessoais alinhadas aos nossos valores: Segurança, Time de Águias, Servir, Baixo Custo e Inteligência.”
A GOL exige também que o passaporte do candidato esteja em dia.
Passar por treinamento em solo, estágio em voo, fornecidos pela companhia, e fazer o exame prático do estágio em voo (cheque)
Mesmo após a admissão na companhia, o comissário ainda terá que passar por treinamentos internos.
Segundo a ANAC, “o candidato contratado deverá receber instruções teórica e prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um “mock-up” (simulador), específicas para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula.”
Ainda pela companhia, o novo profissional deverá fazer também um estágio em voo de no mínimo 15 horas, sendo uma hora reservada para o exame prático de estágio em voo (cheque).
O estágio é fornecido pela empresa contratante, mas o cheque é feito por profissionais credenciados pela ANAC.
A LATAM informa que: “Após a seleção e eventual contratação, o comissário passará por todos os treinamentos regulatórios da ANAC, considerando a aeronave que irá trabalhar. Também irá passar por treinamentos de procedimentos de emergência, serviços específicos para atendimento ao cliente, serviço de bordo etc., para que assim, possa assumir sua função dentro dos padrões de segurança e qualidade da LATAM”.
Agora o sonho de se tornar comissária de bordo está mais perto do que nunca.
Mas para trabalhar voando ainda é necessária mais uma etapa, que depende da companhia.
Aprovado no cheque, a companhia solicita junto à ANAC a concessão de licença do comissário de voo (CMS) e o certificado de habilitação técnica (CHT)
Agora é o momento de comemorar!
Após todos os testes, essa é a última etapa que o comissário enfrenta para estar apto ao serviço de bordo: esperar a licença de comissário de voo (CMS) e o certificado de habilitação técnica (CHT).
Essa etapa depende da empresa que contrata o comissário de voo. Após a aprovação no cheque, a companhia solicita esses documentos ao órgão responsável para que o mais novo comissário entre em ação.
Ficou animada para começar? Você pode dar o primeiro passo em direção à sua carreira dos sonhos e se tornar uma comissária de voo de excelência com o curso de comissário de voo da ATC – Escola de Aviação Civil.